Gostaria de saber se «a moral» tem plural, por exemplo, «as morais», ou se soa melhor «vários tipos de moral», «diversos tipos de moral», etc.
Obrigada.
Qual o plural de "saber fazer", para que possa acabar a frase «é o conjunto de ...»?
Obrigada.
Como é correcto?
«Ele tem mais bom senso», ou «Ele tem melhor senso»?
«Ele tem mais mau senso», ou «pior senso»?
Como explicar a um estrangeiro (chinês) o género no que se refere aos países?
Gostaria que me informassem sobre a etimologia da palavra reformado: o trabalhador que passou à reforma.
Grata pela resposta.
Deparei com o comentário sobre a pseudopalavra "inconstitucionalissimamente" e fiquei surpreendidíssimo por terem-na considerado um vocábulo. Há palavras que não são superlativáveis!
"Inconstitucionalissimamente" e "anticonstitucionalissimamente" são, ontológica ou metafisicamente, inconcebíveis, ao contrário de "otorrinolaringologisticamente"!
Daquelas que conheço, concordo entusiasticamente com todas as posições de D´Silvas Filho, excepto aquela de "elefanta" e "presidenta" (Prontuário, 3.ª ed., p. 125 e 143.). Por que não "estudanta", "utenta", "pedinta" e "transeunta"?
Qual é a palavra primitiva da qual deriva a palavra ferozes?
Os meus agradecimentos pelo esclarecimento.
Como se analisa morfologicamente «tem-lhe ganho»?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações