Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Classe de palavras: substantivo
Cláudia C. Professora Lisboa, Portugal 4K

A expressão caminhabilidade existe?

Pretendo traduzir a expressão «neighborhood walkability». Uma opção possível na inexistência de caminhabilidade será «adequabilidade do bairro para caminhar». O que vos parece?

Maria Matreno PB Benavente, Portugal 27K

Diz-se no texto do Acordo Ortográfico – Base IV:

1. O c [...] e o p [...] ora se conservam, ora se eliminam. Assim [...]

c) Conservam-se ou eliminam-se facultativamente [...]: aspecto e aspeto, [...] dicção e dição, [...] sector e setor, ceptro e cetro [...].

No entanto, no Vocabulário de Mudança – lista da MorDebe das palavras cuja grafia muda com o Acordo de 1990, diz-se:

Ortografia Nova – Notas

aspecto, aspeto – aspecto não é aconselhável em Portugal [...)

dicção, dição – na prática, a situação anterior não muda [...]

sector, setor

cetro.

Pergunto:

1. Aspecto não é aconselhável em Portugal, ou é errado?

2. As palavras dicção e sector têm as mesmas variações da palavra aspecto e, no entanto, de aspecto diz-se que não é aconselhável em Portugal, de dicção diz-se que a situação não muda e de sector não há nenhuma nota. Qual a diferença? Penso não se perceber a coerência nestas notas...

3. Em relação a ceptro, aparece uma única forma na ortografia nova, enquanto o texto do Acordo, conforme acima, aceita as duas formas facultativamente.

Catia Gonçalves Estudante Porto, Portugal 8K

Os nomes sobrecomuns, comuns de dois e epicenos não aparecem no Dicionário Terminológico.

Gostaria de saber se se mantêm ou não estas classes de palavras.

Diogo Eduardo Revisor de texto Lisboa, Portugal 6K

«Para poder participar na festa a partir do seu computador precisa de ter uma personagem de madeira na sua casa digital.» (Quem precisa de ter um código é o utilizador.)

Após uma pesquisa online, cheguei á conclusão de que esta frase, devido a ser uma oração assindética, deveria ter uma virgula entre as palavras computador e precisa.

No entanto, foi usado o argumento contra, em que, devido a a segunda parte da frase ser consequência direta da primeira, o uso de virgula é incorrecto.

Será que me poderia elucidar se alguma destas formas está incorrecta?

Rita Tavares Professora Aveiro, Portugal 19K

Gostaria de saber se, com a introdução do novo AO, palavras como Homem (Humanidade), Natureza (conjunto de todos os seres vivos), Sistema Solar e Via Láctea mantêm a inicial maiúscula.

João Sales Neto Empresário Salvador, Brasil 8K

Tenho um comércio e coloquei uma placa na frente que diz o seguinte: «Não vendo fiado em hipótese nenhuma.» Está escrito da forma correta?

Cristina Monteiro Tradutora Porto, Portugal 4K

De acordo com o Novo Acordo Ortográfico, será correto escrever miniação? O prefixo termina em vogal, e a palavra seguinte inicia-se com uma vogal diferente. Por sua vez acção perdeu o c que não se pronunciava.

Isabel Matreno PB Benavente, Portugal 7K

Diz o Vocabulário Ortográfico do Português – Critérios de aplicação das normas ortográficas ao Vocabulário Ortográfico do Português: «Mantém-se o hífen nas seguintes situações…: quando o prefixo ou radical termina com a mesma letra (vogal ou consoante) com que se inicia a palavra a que se junta…» Diz o Acordo Ortográfico, Base XVI – 1: «só se emprega o hífen nos seguintes casos: (…) b) Nas formações em que o prefixo ou pseudoprefixo termina na mesma vogal com que se inicia o segundo elemento…»

Assim, a regra aplica-se quando são iguais (terminação do prefixo e início da 2.ª palavra) as vogais, ou as letras (vogal ou consoante)?

Luís Miguel Nunes Jornalista Lisboa, Portugal 4K

Na ortografia atual, o uso do hífen mantém-se quando nos referimos a posições específicas de futebolistas? Na resposta à pergunta 22 017José Mário Costa considera que médio-centro (ou médio-central), médio-ala, lateral-direito, lateral-esquerdo, defesa-central e médio-ofensivo são hifenizados, mas vejo cada vez mais órgãos de comunicação social, em Portugal e no Brasil, a escrever estes termos sem hífen. Terá sido a resposta 22 017 dada à luz da ortografia anterior, ou a forma errada de escrever estes termos está a espalhar-se?

Alexander Meurer Policial civil São Lourenço do Oeste, Brasil 8K

Num período composto, como descubro o sujeito de base oracional? Por exemplo, qual é o sujeito do período «Trabalhar no Tribunal de Justiça é um grande sonho meu»?