Pretendo ao longo do meu texto referir-me a poemas que não têm um título expresso. Como devo fazer-lhes referência? Transcrevo o primeiro verso entre aspas somente? Faço-o entre aspas e em itálico, ou simplesmente em itálico?
Muito obrigada!
Sabendo-se que podem ocorrer mudanças quanto a níveis estruturais da língua (fonético, fonológico, morfológico, sintático e semântico), vocês poderiam me dar exemplos dessas mudanças nesses níveis?
Agradeço a colaboração!
Pode-se abreviar a palavra arquipélago? Se sim, como se escreve?
Gostaria que me esclarecessem, por favor, qual a forma correcta de utilizar a palavra "censos". Quando é que é plural ou singular? Será mais correcto falar em "censo" ou "censos"? Digo «Gabinete do Censo», «do Censos» ou «dos Censos»?
Muito obrigada pela atenção.
Gostaria de saber o aumentativo e o diminutivo das palavras borboleta, ovo, asa e mosca.
Obrigada.
Existem várias freguesias no país chamadas Sé. Qual é o seu gentílico?
Dou formação de Língua Portuguesa a grupos de adultos (cursos no âmbito do Programa Novas Oportunidades) com imensas dificuldades especialmente nos domínios da sintaxe e da ortografia. Tenho alguma dificuldade em encontrar no mercado livros de exercícios adequados a este tipo de público. Será que me podem sugerir algum?
Durante a fase de transição, quando é que um professor/corrector de provas (v. g. exame nacional) deve assinalar erro e penalizar o aluno/examinando em palavras com biortografia?
Os livros de autores brasileiros que actualmente são publicados em Portugal creio que o são com a norma do português europeu. Portanto, quando o novo acordo entrar em vigor, será que serão editados conforme vêm do Brasil? Se assim for, não será mais confuso depois, dado a diferença que existe em termos gramaticais?
Sou literalmente viciado neste site, e o trabalho que vocês têm feito tem-me ajudado bastante, bem como me tem apaixonado cada vez mais pela nossa língua.
Gostaria muito de saber a origem do apelido português Pato.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações