Sumários dos capítulos de um livro vs. epígrafes
Como se chamam os sumários que, nalguns livros, antecedem as narrativas dos vários capítulos? Uns são bastante curtos («Em que a donzela vai prosseguindo sua história», Menina e Moça, cap. II), outros mais esclarecedores («De como o autor (...) se resolveu a viajar na sua terra (...). Parte para Santarém. Chega ao Terreiro do Paço, embarca no vapor de Vila Nova (...). A Dedução Cronológica e a Baixa de Lisboa. Lord Byron e um bom charuto. Travam-se de razões os Ílhavos e os Bordas-de-água (...)», Viagens na Minha Terra, cap. I). Isto implica designações diferentes?
Obrigado.
«Caça à baleia», a propósito de Raul Brandão
No livro de Raul Brandão As ilhas desconhecidas existe um capítulo cujo título é «a pesca da baleia». Tratando-se de um mamífero e das técnicas de arpoamento, não será mais correto dizer-se «caça à baleia»?
Muito agradeço a vossa ajuda neste imbróglio marinho.
Soneto de métrica irregular
Pode-se considerar o poema abaixo um soneto, apesar de não seguir as regras da métrica próprias desse tipo de composição poética?
O DESEJO DO HOMEM
Tenta o homem, em busca insana,Numa caminhada de virtudes nua,Satisfazer a própria voz, que clama:“Qual o sentido da existência tua?”
Em meio a tantos anseios perdido,Não sabe ao certo o que almejarAtormenta-o um desejo escondidoNa sombra de um Amor singular
Cursando o deserto interiorQue a graça maior consentir,Na hora em que menos supor,
Abismado, irá enfim descobrirQue, se em tudo existe um valor,Só em Deus tem razão de existir.
«Foi como se um sino tivesse tocado no coração do mundo»: figuras de estilo
Na frase que se segue, estamos perante que recursos retóricos (metáfora, comparação, personificação...): «...foi como se um sino tivesse tocado no coração do mundo»?
Um eufemismo do Auto da Barca do Inferno
No Auto da Barca do Inferno, [de Gil Vicente], nomeadamente na cena do Onzeneiro, o recurso estilístico presente na expressão «me deu Saturno quebranto» é a metáfora, ou o eufemismo?
«O povo estourou de tanto rir», metonímia?
Poderiam me explicar se a frase «O povo estourou de tanto rir» é uma metonímia, ou uma metáfora?
O hipérbato em versos de R. Reis
Gostaria de saber se a figura de estilo presente nestes versos é a anástrofe ou o hipérbato:
«Rosas amo dos jardins de Adónis,Essas volucres amo, Lídia, rosas»
A sinestesia e a metáfora num verso de Fernando Pessoa
No verso «Barco indelével pelo espaço da alma» está presente uma metáfora, ou uma hipálage?
«Frutos, dão-os as árvores», um caso de licença poética
Relativamente à expressão «Frutos, dão-os as árvores...» — no poema de Fernando Pessoa — gostava de uma justificação para que o pronome os não leve n, pois o verbo está conjugado com som nasal.
Textos paraliterários
Gostaria de saber o que podemos considerar como textos paraliterários.
