Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Campo linguístico: Atestação/Significado de palavras
João Morais Médico Évora, Portugal 3K

Lembro-me de uma polémica entre José Régio (com quem convivi) e um crítico literário que o acusava de ser um “umbilicista”, de “olhar o próprio umbigo”.

Simplesmente, não encontro a palavra “umbilicista” dicionarizada. Todavia, em alguns textos portugueses e espanhóis, o vocábulo em questão lá surge.

Existe ou não este vocábulo em português? — evidentemente, como palavra derivada do étimo umbigo.

Obrigado.

José Raeiro Estudante Lisboa, Portugal 8K

É correcto usar a palavra estereotipado como adjectivo do substantivo estereótipo, quando este significa opinião preconcebida?

Todos os dicionários portugueses que consultei parecem não abarcar esse uso do adjectivo.

Gilberto Teixeira Contabilista Paris, França 2K

Agradecia que me esclarecessem se é ou não correcto dizer-se:

«Vivo em Paris. Volto de vez para Portugal em Março.»

Nesta frase, o «voltar de vez» está correcto, ou apenas poderia aplicar-se em situações relativas ao passado, como por exemplo: «Voltei de vez para Portugal há cerca de um ano»?

Antecipadamente grato.

Ivana Ramos Delgado Tradutora juramentada em língua espanhola Buenos Aires, Argentina 54K

Queria saber qual é o verbo correto para o seguinte caso: «colher dados», ou «coletar dados»? «Colheita de dados», ou «coleta de dados»?

Obrigada.

Cláudia Canais Tradutora Lisboa, Portugal 71K

Recentemente surgiu a dúvida em relação à grafia da palavra ruptura com o novo Acordo. A Infopédia diz que será rutura, mas, sendo que já existe rotura na língua portuguesa, não será mais correcto usar rotura? Quem escreve ruptura não deveria pronunciar "RUP-TU-RA"? Se o P é eliminado, escreve-se rotura e pronuncia-se “rutura”. Ou será "rutura" aceitável?

Fábio Vasco Estudante universitário e operador de call center Quinta do Conde, Portugal 2K

Gostava de saber se as palavras "fuçanhar", "(a)focinhar", "foçar", "fossar" são realmente sinónimas, no sentido de «esgaravatar a terra com o focinho» (referindo-me a um cão, por exemplo).

Obrigado.

Shixinyang Russo Estudante Changchun, China 24K

Uma dúvida: qual é a diferença entre local, localização e localidade?

Luan Côrtes Estudante de Medicina Feira de Santana, Brasil 7K

O que significa a expressão «no ato»? É legítimo utilizar a expressão como sendo sinônima de imediatamente, «no mesmo instante»?

Maria Madeira Aluna Covilhã, Portugal 5K

Incluem-se, na definição de axiónimos/axiônimos, as formas de tratamento familiar (tia, primo, etc.), ou só as formas de tratamento de carácter socioprofissional («senhor doutor», «senhora dona», etc.)?

Obrigada.

Anderson Masson Desenhista Maringá, Brasil 6K

Qual a diferença, se é que existe, entre os verbetes "sub-repção" e "ob-repção", e suas variantes "sub-repticiamente" e "ob-repticiamente"? Quando deve ser usado um, e quando outro? São sinônimos?