O dicionário do meu Ms Word diz-me que curibeca está bem escrito e kuribeka não...
Eu suponho saber que a palavra entrou no português a partir do umbundo, uma língua banta de Angola. Alguém me esclarece sobre a grafia, origem e significados inicial e actual da palavra, em umbundo e em português?
Qual o nome coletivo que se emprega para animais de grande porte, exemplo: dinossauros?
Relativamente à palavra cabeçudo, classificam-na apenas como adjetivo, ou também consideram um nome (substantivo) comum?
Estas dúvidas têm surgido e dando algum alarido na escola.
Ocorreu-me recentemente uma dúvida: mês é apenas um nome comum, ou é comum coletivo? Sendo comum coletivo, então, dia, hora, minuto... também o são?
Gostaria de saber, se possível, a origem da expressão «ter a mania», quando nos referimos a alguém "gabarolas", que se julga importante/sabichão...
De acordo com a nova ortografia, caíram os acentos agudos em vogais abertas paroxítonas, correto? Pois bem, quero saber se esta nova regra se aplica aos nomes de cidades, estados, etc.
Fiquei com uma dúvida e resolvi enviar. Podem ajudar? Apesar de ter dado uma lida prévia em perguntas parecidas, não ficou claro para mim como proceder. Por favor, gostaria que esclarecessem:
Depois de interjeições, quando o nome for comum, usa-se minúscula ou maiúscula?
Exemplos: «Oh! quanta miséria!», «Nossa Senhora, que frio!», «Ai! meu Deus!»... ou «Oh! Quanta miséria!», «Nossa Senhora, Que frio!», «Ai! Meu Deus!»?
Na frase «Há várias espécies de plantas como bananeira, jaqueira, laranjeira etc.», deve-se colocar vírgula antes ou depois do termo como?
Aquando do meu estudo sobre processos de construção das poesias medievais, confundiram-me conceitos como «coplas capdenals, capcaudais» com os conceitos de «dobre» e «mozdobre»; serão sinónimos?
Qual a origem da expressão «nunca mais é sábado»?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações