Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Classe de palavras: verbo
António Pinho Professor do ensino secundário (apos.) Viana do Castelo, Portugal 14K

Acedi à pergunta-resposta sobre «tem-lhe ganh(ad)o» e gostei de saber que os particípios regulares ganhado, pagado, gastado, etc. ainda são os gramaticalmente correctos com os auxiliares ter/haver. Durante muito tempo defendi isso (os três particípios associados com dinheiro). Assim, continuarei a usá-los... e a dizer, por exemplo, «tenho acendido» ou «tem abrido», embora esta última já me soe mal.

Estou certo?

Obrigado.

João Daniel Gomes Luís Geógrafo Funchal, Portugal 10K

A palavra verbalizar significa «expressar ou exprimir por palavras». Este acto de exprimir pode ser pela forma oral ou escrita? A minha dúvida prende-se com o facto de associar o acto de verbalizar unicamente à oralidade. Aplica-se também à escrita?

Carolina Ferreira Jurista Lisboa, Portugal 6K

Existe o verbo "demonizar" em língua portuguesa, tal como existe diabolizar? O primeiro, no entanto, não está registado no dicionário que possuo.

Obrigada.

Válter da Silva Pinto Oficial de justiça Mogi das Cruzes, Brasil 7K

Ao ler um jornal, encontrei o seguinte texto em que uma artista relatava: «... O que se faz entre quatro paredes, as taras, os fetiches, não interessa absolutamente a ninguém.» Se bem não me engano, há dois erros gramaticais nesse texto: um de pontuação, separando o sujeito do predicado e outro de concordância?

1) O correto não seria: «... o que se faz entre quatro paredes, as taras, os fetiches não interessam absolutamente a ninguém»?

2) Qual o sujeito do verbo interessar?

3) A resguardar a intimidade daquela artista, e não cometer erros lingüísticos, não ficaria melhor: «... o que se faz entre quatro paredes, sexualmente, não interessa absolutamente a ninguém.» Será que estou equivocado?

4) Há como se colocar um aposto no lugar de «sexualmente» e manter a concordância do verbo interessar como no caso acima?

Apesar de ser matéria recorrente, ficaria satisfeito se me elucidassem.

Fernando Vieira Portimão, Portugal 6K

Gostaria de saber se as seguintes expressões estão correctas: «protestar por melhores condições», «protestar contra a fome», «protestar com o ministro».

Muito obrigado.

António Sardinha Engenheiro Lisboa, Portugal 12K

Que significa a expressão «como soe dizer-se»?

É uma expressão portuguesa correcta, qual a sua origem, como e quando pode/deve ser utilizada.

Grato pela vossa colaboração.

Ricardo Lopes Estudante Famalicão, Portugal 16K

Como se analisa morfologicamente «tem-lhe ganho»?

Ana Paula Borges Advogada Valongo, Portugal 3K

Qual é o antónimo de prevenir?

Antecipadamente grata.

Jamília Elias Piera Professora São Paulo, Brasil 12K

Qual é o correto: «Perdoai as nossas ofensas», ou «Perdoai-nos as nossas ofensas», uma vez que, no verbo perdoar, você perdoa alguma coisa ou a alguém?

Obrigada.

Rubem Santos Estudante Braga, Portugal 8K

«Homero, porém, não se contentou com repetir os relatos que a tradição lhe administrara.»

«…os críticos costumam conservá-las nas suas edições, contentando-se apenas com indicá-las com um sinal para informação do leitor…»

Nas duas frases não se deveria pôr, no lugar de com, em?