No decorrer de uma conversa informal, surgiu o debate sobre uma palavra, neste caso fideligna, sendo que algumas pessoas não conheciam esta palavra, ou a contrapunham com fidedigna.
Gostaria de saber se esta palavra, normalmente associada à expressão «fonte fideligna» é uma palavra da língua portuguesa ou se será uma palavra que terá caído em desuso em relação à palavra fidedigna, uma vez que aparentemente possuem o mesmo significado.
Escrever inentendível para o que não se pode entender é correcto?
Agradecia que me elucidassem se, no exemplo a seguir exposto, o adjectivo se encontra no grau normal ou no superlativo absoluto analítico: «A maçã é pouco doce.»
A palavra Cisplatina designa a região da antiga Banda Oriental do Uruguai. Isso é História e Geografia.
Mas a origem etimológica, a formação dessa palavra, qual é?
Já procurei me informar em vários dicionários, mas não a encontrei.
Poderiam, por favor, me ajudar nessa questão?
Obrigado.
Por vezes, tenho ouvido falar em "controlos inefectivos" e "julgamental". "Inefectivos" existe? "Julgamental" existe? Confesso que estas palavras me arranham o ouvido. Desde já grata pela atenção dispensada.
Desculpem o tema escolhido, mas o meu conhecimento do sítio ainda é muito limitado para classificar devidamente a minha questão.
Gostaria de ser esclarecida sobre o processo de formação da palavra boquiaberta. Composto morfossintáctico, já que advém da formação de duas palavras.
Como escrever o adjectivo derivado de trocânter? "Trocantérica" ou "trocanteriana"?
Sou um revisor de textos actualmente a viver em Barcelona e gostaria que me esclarecessem a seguinte questão: a palavra correcta é biostático ou bioestático?
Agradeço desde já a vossa resposta e aproveito para desejar as maiores felicidades aos autores de tão importante espaço de divulgação para a língua portuguesa.
Como é que se deve escrever ou dizer: «Está conforme os dados ministrados no conselho de turma» ou «está conforme aos dados ministrados em conselho de turma»?
Obrigado pela atenção.
Porque é que está errado dizermos «O João, preocupado que ele voltasse a casa mais cedo, saiu»? É uma dúvida que me suscita bastante interesse.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações