Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Classe de palavras: adjectivo
Filipe Pereira Estudante Lisboa, Portugal 11K

1. É comum ler-se «ausente em [local]» pretendendo informar que determinada pessoa se encontra nesse local. Esta expressão é correcta?

2. Se realmente o propósito é indicar que alguém não se encontra em Lisboa, por exemplo, o correcto é «ausente de Lisboa»?

Obrigado e fortes felicitações pelos vossos contributos.

Luís Santos Professor Porto, Portugal 5K

Relativamente à aplicação das novas normas ortográficas, se agridoce se grafa sem hífen, "agro-doce" também não deveria ser aglutinado? Na errata da 5.ª edição do VOLP da ABL, corrigiram "agrodoce" para "agro-doce".

Agradeço a atenção e parabéns pelo vosso excelente trabalho.

Dinis Campos Bancário Lisboa, Portugal 10K

«Estou dorida», ou «estou doída», ou pode-se dizer das duas maneiras?

Uma prima minha disse «estou toda doída», ao que eu corrigi «estás toda dorida».

Pode-se dizer de ambas as formas?

Obrigado.

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Brasil 4K

Fínico funciona apenas como adjetivo relativo à Finlândia e a seu povo, ou também serve como substantivo que designa o natural ou habitante daquele país? Como adjetivo e substantivo, parece ter que ver também com o idioma finlandês e o grupo linguístico ao qual este pertence.

O vossos esclarecimentos por favor.

Muito obrigado sempre e sempre.

José Quaresma Neto Reformado Portela de Loures, Portugal 9K

Muito obrigado pelo que têm feito pela língua portuguesa. Passo à pergunta:

Encontrei a palavra "essente" num poema de Vitorino Nemésio; não a encontro nos vários dicionários que compulsei nem no recente Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, 5.ª edição, da Academia Brasileira de Letras. Qual o significado da palavra? Tratar-se-á do adjetivo relativo a essência?

Espero que a minha ortografia respeite, sem grandes erros, o Acordo de 1990!

Grato.

João Vicente Estudante Vimioso, Portugal 2K

Encontro-me a redigir um relatório de estágio baseado na produção de castanha. Surgiu-me uma dúvida quanto ao adjectivo referente à castanha, como por exemplo «produção apícola» para o mel, ou «produção frutícola».

Já encontrei em vários sítios, escritos por professores universitários, as formas "castanhícola" e "castaneícola". No entanto, nos dicionários que consultei, nenhuma das formas aparece.

Gostaria que me esclarecessem sobre qual delas é a correcta, ou, porventura, se tal vocábulo não existe na língua portuguesa.

Desde já, muito obrigado e parabéns pelo trabalho!

Isabel Freire Controladora de tráfego aéreo Tomar, Portugal 5K

O a da palavra patético é aberto?

Vera Maria Almeida de Souza Professora Sant´Ana do Livramento, Brasil 5K

Qual é o antônimo de emprestável, isto é, o que se pode emprestar é emprestável, e o que não se pode emprestar? Vou ficar muito feliz se receber a resposta.

Obrigada.

António Chirindza Estudante Maputo, Moçambique 7K

Na frase «Ele é avesso à vida agitada», seria correcto, neste contexto, substituir a palavra avesso por adverso? São sinónimos?

Obrigado!

Amanda Marques de Oliveira Professora de ed. básica Campinas, Brasil 4K

Estava estudando as influências africanas na formação de nosso idioma e fiquei em dúvida ao ler em um livro que houve a criação de um s prostético na ligação de frases com em «os olhos» = "zóios", «vamos embora» = "simbora". Em geral entendi o efeito do s prostético, mas gostaria de saber com mais clareza o que este termo, prostético, significa.

Obrigada.