Qual a conotação que se dá quando dizemos que uma ideia é peregrina? Positiva, ou negativa?
Obrigada.
A palavra "desconstruível" é aceitável?
Grata pela atenção.
Um navio que transporta cereais é um «navio cerealeiro», ou um «navio cerealífero»?
"Cerealeiro" não consta dos dicionários, mas parece ser a terminologia usada no meio náutico.
Estará correcto?
Obrigado.
Agradeço a vossa prontíssima resposta à minha dúvida sobre a palavra "Terrenista", que – como me esclareceram – não encontraram nas obras consultadas. Mas como acrescentavam que eu não vos tinha apresentado nenhum contexto da mesma, aproveito para dizer que a tenho ouvido repetidamente numa homília de um sacerdote, que a utiliza no sentido oposto ao de transcendência, referindo-se às pessoas que não orientam as suas vidas por valores espirituais, mormente os cristãos.
Feito este pequeno esclarecimento, aguardo algum outro da vossa parte.
Muito obrigada.
Gostaria de saber qual dos adjetivos pátrios abaixo deve ser usado por quem é natural de Brejo Santo, e qual a justificativa para tal uso: "brejosantense"; "brejossantense", ou "brejo-santense"?
Definitivamente, acho humanamente impossível entender quando a palavra está um adjetivo ou particípio. Querem ver? Na frase «Eu tinha o corpo coberto de folhas», se coberto for um adjetivo, «de folhas» será um complemento nominal, mas se coberto for um particípio, «de folhas» será um agente da passiva. E então? Ajudem um pobre a entender BEM isso.
Grande abraço, amigos do Ciberdúvidas!
Qual é o grau superlativo absoluto sintético de frondoso?
Qual é a função sintática da expressão «que o normal» no período «Este ano não teve mais desastres que o normal»?
Todo grau comparativo do adjetivo pode ser considerado, num período, uma oração subordinada adverbial comparativa?
Como está correcto, «a casa de banho comum aos vizinhos», ou «a casa de banho comum com os vizinhos»?
Obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações