Gostaria de saber a origem de beleléu e das seguintes expressões com a referida palavra: (a) «ir para o beleléu», com o sentido de «morrer»; e (b) «mandar para o beleléu», com o significado de «matar».
Qual é o significado do provérbio «candeia que vai à frente alumia duas vezes»?
Gostaria de saber o significado da expressão «razão de ordem».
A expressão «razão de ordem» apresenta-se isolada, como que se fosse um título. Por exemplo: no livro Tratado de Direito Administrativo Especial, de Paulo Otero, no índice temos:
10. Criação, modificação e extinção das autarquias locais…………………………193
10.1 Razão de ordem……………………………………………………………………………………193
10.2 A situação de facto………………………………………………………………………………196 (…)
A expressão «Razão de ordem» aparece muito em obras jurídicas, quase como equivalente a «Nota introdutória» , normalmente antes de iniciar-se o tema de um determinado capítulo de um livro há uma conjunto de considerações enquadrando o que se vai dizer que se denomina de «razão de ordem». Assim como já referi, a expressão «razão de ordem» não vem acompanhada com mais qualquer palavra, aparece isolada como a denominação de parte de um livro, tal como num livro temos o «Prefácio» (a palavra que encima o texto do prefácio propriamente dito).
Gostaria de confirmar assim o seu real significado.
Diz-se para as emulsões de «óleo-em-água» (como em inglês), ou «óleo em água»
Acabei de ouvir num noticiário televisivo, a propósito de um padre, a expressão «a sua função não é só dar a missa». Não deveria antes dizer-se «a sua função não é só dizer missa» ou «(...) celebar missa»?
Antecipadamente obrigada.
Qual a origem e como devo explicar o que quer dizer a expressão «fazer partes gagas»?
Gostaria de saber se se usa e é legítimo (ou se fui eu que a "inventei") usar a expressão «agora por isso», em alternativa a «por falar disso», «a propósito» e outras que me poderão estar a passar.
Gostaria de saber se há alguma citação que eu possa apresentar a quem diz que nunca ouviu falar de tal expressão.
Obrigada.
Diz-se «em resultado de», ou «como resultado de»? Exemplo: «A inflação aumentou ligeiramente em 2012, sobretudo, como resultado do aumento dos impostos», ou «A inflação aumentou ligeiramente em 2012, sobretudo, em resultado do aumento dos impostos»?
«O parque é distante do lago na mesma proporção que a casa é distante daquela árvore.»
«A mãe o amava na mesma proporção que ele a amava.»
Eu devo usar uma preposição depois do «que» nas frases anteriores? «Na mesma proporção em que ele a amava»?
«Na mesma proporção com que a casa é…»?
Eu posso escrever: «com a mesma proporção», ou o certo é «na mesma proporção»?
Gostaria que me confirmassem que não incorro em erro ao escrever «na margem sul do Tejo». A palavra margem, substantivo comum, nunca se escreveria com maiúscula, o sul não é utilizado em modo absoluto por isso, segundo o novo Acordo, é com minúscula, e Tejo sempre com maiúscula por ser um nome próprio. Estou certa?
Agradeço muitíssimo o vosso auxílio.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações