Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Magali de Cássia Merenda Professora Mogi das Cruzes, Brasil 8K

A expressão «meia arrastão» possui hífen?

Agradeço antecipadamente.

Pedro Sousa Professor Barcelos, Portugal 8K

Se decénio corresponde a 10 anos (ou uma dezena de anos), como poderemos chamar a 20 anos (duas dezenas de anos)? "Bi-decénio" terá sentido?

Desde já agradeço a atenção e resposta!

Victor Moura Gestor Seia, Portugal 16K

Pode escrever-se, indiferentemente, "faze-se" ou "faz-se"?

Muito agradecido pelo, eventual, esclarecimento, neste que é dos meus sites favoritos e indispensáveis.

João G. Pais Estudante Lisboa, Portugal 8K

Com a entrada da República da Guiné Equatorial [na CPLP], muitos jornalistas utilizaram os gentílicos guinéu-equatoriano e equato-guineense para o país, distinguindo-os assim dos da República da Guiné-Bissau (e também da República da Guiné, conhecida muitas vezes entre nós pelo oficioso Guiné-Conacri). Sabendo que este assunto já foi superficialmente tratado aqui no Ciberdúvidas, gostava no entanto de saber se é legítimo o uso de "equato-guineense"? É que nunca tinha ouvido falar do prefixo "equato-". E quanto ao "bissau-guineense" (usado por analogia com o inglês Bissau-Guinean)? Não seria uma boa alternativa para casos em que seja necessário distinguir os gentílicos das três Guinés?

Muito obrigado pelo esclarecimento.

Luísa Santos Aposentada Almada, Portugal 4K

Gostaria de saber qual a diferença entre régio e real.

Quando devo usar uma ou outra palavra?

Felícia Catana Professora Viseu, Portugal 3K

Na frase:

«Compreendemos a generalidade dos autores consultados que admitem a dificuldade em desenvolver uma política de saúde pública destinada a cada doença.»

Pergunta:

O verbo admitir deverá estar no singular, a concordar com «a generalidade», ou no plural, a concordar com «autores consultados»?

Muito obrigada.

Fernando Marques Técnico de museografia Vila Franca de Xira, Portugal 7K

Pelo novo acordo ortográfico, os meses passam a escrever-se com a inicial minúscula. O que pergunto é se a mesma regra se aplica no caso de datas comemorativas, como sejam os casos do 25 de Abril e o 1 de Maio.

Raphael von Zuben Engenheiro civil Registro, Brasil 8K

Existe esta locução: «À eterna memória...»? Eu pergunto porque não achei esta locução com crase em minhas consultas. O correto seria dizer: «Em memória de...»?

Obrigado pela atenção.

António Chirindza Contabilista Maputo, Moçambique 6K

Ficou-me suspensa uma dúvida quando um dia tentei, em conversa com amigos, argumentar: «Devemos ler as Escrituras Sagradas de olhos abertos...» E eu me questionei a mim próprio: e qual a diferença, se eu dissesse «Devemos ler as Escrituras Sagradas com olhos abertos...»? Peço, por favor, vossos sábios comentários: o que difere no sentido entre usar os termos de e com? (Quero crer que o mesmo se aplica às frases: «Devemos andar de cabeça erguida» e «Devemos andar com cabeça erguida».)

Obrigado!

Virgínia Neumann Revisora São Bento do Sul, Brasil 27K

Está correta a expressão «em aberto»?

Exemplo de frase: «A vaga está em aberto.»