DÚVIDAS

«Comparecer à reunião» e «apresentar-se num local»
Em «comparecer à reunião», «à reunião» é um adjunto adverbial ou complemento indireto? Vi algumas respostas sobre a regência do verbo; porém continuei com a dúvida. O dicionário da Academia Brasileira de Letras define o verbo assim (com a minha frase como exemplo): «Apresentar-se em um local determinado.» «Local determinado» não pode ser considerado um adjunto adverbial? Podem me ajudar? Agradeço aos Senhores pela enorme atenção que sempre tiveram com quem busca conhecimento.
«Levar (alguém) a» + orações de infinitivo
No seguinte parágrafo: «No início, alguns professores apresentaram um pouco de resistência com o recurso digital, por ser algo novo, tiveram receio de que pudesse dificultar o trabalho, entretanto, em pouco tempo os benefícios promovidos pelo recurso se sobressaíram, o que levou os professores a abraçar o projeto.» O verbo abraçar está corretamente conjugado? Não deveria ser abraçarem? Gostaria de entender a regra gramatical nesse caso, pois é algo que sempre me deixa em dúvida! Obrigado!
Condicional e relatos históricos
Podia dizer-me o porquê de usar o verbo no futuro de pretérito nas seguintes frases : 1- «Depois disto, o rei D. Dinis, o sexto rei de Portugal, viria a criar a Universidade de Coimbra...» 2 - «... Mas tal só viria a suceder-se em 1147, durante a governação de D. Afonso Henriques...» 3- «... a sua derrota perante os muçulmanos viria a ditar o fim do seu império no ano de 711.» Em geral, tal aplicação de verbo no futuro de pretérito nestas frases parece seguir uma regra comum, não é? Se sim, qual? Obrigado
Os verbos demorar e levar
1. Na frase «quantos dias DEMORAM para fazer efeito o remédio?», o verbo demorar na frase a seguir deve ficar no plural, concordando com «dias», ou no singular, por indicar passagem de tempo? 2. No caso do verbo levar, em sentido de transcurso de tempo, deve-se seguir a regra dos verbos haver e ter e colocá-los no singular? «Levou 10 dias» ou «levaram 10 dias»? Obrigado!
As locuções «bem como» e «assim como»
«Seu programa nacional-desenvolvimentista guardava uma série de dificuldades e contradições ao mesmo tempo em que avança a modernização nacional para passos realmente importantes, [bem/assim como] sua fórmula populista de condução política via o risco da ingovernabilidade.» Seria correto o uso de «bem/assim» como nesse contexto, possuindo o significado de «além disso», «ademais», etc.?
Omissão da preposição com orações coordenadas
Há erro gramatical, sendo obrigatório o acompanhamento da preposição em todos os objetos indiretos; ou apenas falta de paralelismo, na frase «Gosto de dançar, cantar e pintar»? Nessa e em outras estruturas, pode-se omitir a preposição depois de inseri-la no primeiro objeto, quando estes se referirem ao mesmo verbo e à sua mesma regência? Nessas locuções a seguir, apesar de não haver objeto, também há obrigatoriedade de replicar a preposição? «Eles passaram a imitar e caçoar.» «Eles passaram a imitar, caçoar.» Grato desde já.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa