Na frase «o João zangou-se com o Ricardo», que subclasse de verbo temos? Transitivo indireto?
Muito obrigada.
Tanto pode ser um nome/substantivo. Não consigo encontrar/descobrir/inventar uma frase em que tanto seja substantivo. Por exemplo, seria correcto dizer «o tanto que tu sabes não vale muito»?
Obrigado.
Na frase «Chegou a altura de perguntar: para que serve tudo isto?», a palavra tudo classifica-se como um pronome indefinido, ou um quantificador?
Já li as respostas à questão da subclasse do verbo parecer e concordo com os argumentos, mas no livro Cão como nós de Manuel Alegre surge a seguinte frase: «... o canil que lhe parecia uma prisão.» Podemos considerar que nesta frase o verbo é transitivo? Se não podemos, que função sintáctica desempenha o pronome lhe?
Agradeço desde já a atenção dispensada ao assunto.
Muito obrigado.
Na frase «os cavalos comeram poucas peras», poucas é advérbio de quantidade, ou é um quantificador?
Na frase «o céu está nublado/estrelado», os adjetivos são qualificativos, ou relacionais?
Obrigada.
Gostaria que me ajudassem a agrupar em subclasses as respetivas locuções adverbiais:
a cada passo; à toa; às direitas; com certeza; de mais; de novo; de vez em quando; em breve; em silêncio; no entanto; por conseguinte; sem dúvida; a custo; ao acaso; às vezes; com efeito; de mais a mais; de repente; em cima; em vão; passo a passo; por consequência; a sós; ao contrário; de menos; de resto; em geral; por acaso; por isso.
Muito agradecido.
Qual a subclasse do advérbio sequer? Quando sequer se utiliza com valor enfático em contexto negativo, classifica-se como um advérbio de negação?
«A Ana participou no concurso de leitura, mas nem sequer leu a obra.»
Aprendi na escola que «nem... nem» é uma locução conjuncional coordenativa copulativa. No entanto, enquanto estudava para o teste de Português, encontrei numa ficha informativa do meu manual a mesma locução classificada como disjuntiva.
Esta locução pode classificar-se de duas formas diferentes tendo em conta o contexto?
Por exemplo, como devo classificar a oração coordenada da seguinte frase: «no fim de semana, nem estudei, nem me diverti»?
Obrigado!
É correto dizer «comportamento misantropo»?
Obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações