Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Semântica
Paula Ribeiro Professora Viseu, Portugal 5K

Considera-se faina e intrusão nomes concretos ou abstractos? Como ambos se referem a algo que se pode ver, daí a minha dúvida.

faina = «ocupação, trabalho»;

intrusão = «chegada inoportuna».

Aguardo a resposta.

Muito obrigada.

Hermenegildo Seca Coordenador editorial Luanda, Angola 5K

Apesar das variadas acepções do verbo distinguir, é correcta esta construção: «Distinguir as diferentes figuras geométricas planas»?

Obrigado.

Paulo de Sousa Gestor Cascais, Portugal 10K

Na língua inglesa existem muitas palavras que são antónimas de si mesmas e recebem a designação de «antagonyms» ou «contronyms». Apesar de no português tais palavras serem muito menos frequentes, gostava de saber qual a sua classificação semântica — "antagónimos"? "contrónimos"? Por exemplo, a palavra levantar tanto pode ter o sentido de «construir» (um edifício) ou de «desmantelar» (um acampamento); cruzar-se, no sentido de «encontro» (imprevisto com alguém) ou «desencontro» (de cartas numa troca de correspondência).

Grato pela atenção.

Raquel Pérez dos Santos Economista Niterói, Brasil 7K

Gostaria de saber sobre o uso das preposições em ou a para localização geográfica. Na imprensa encontro duas formas distintas: «... fica ao/no norte de...»; «...localiza-se ao/no norte de...»: «... situa-se ao/no norte de...»; «...o país faz fronteira ao/no norte com...». Existe diferença de significado, ou apenas certo e errado?

Agradeço desde já.

Ana Marinho Professsora Torres Vedras, Portugal 14K

Gostaria de saber se existe outra palavra para denominar o fio com que fazemos a higiene bucal, por exemplo, «fio dentário» é aceitável? Ou o termo fio dental é correcto para denominar o fio com que fazemos a higiene bucal e a indumentária feminina (cuecas fio dental). Existe um outro nome que os distinga, ou o termo é o correcto para ambos os objectos?

Cristiana Campos Professora Braga, Portugal 6K

Gostaria de saber em que subclasse se insere a palavra século.

Grata pela atenção.

Fernando Bueno Engenheiro Belo Horizonte, Brasil 9K

«Examinou detidamente a questão.»

Podemos ver aí um caso de pleonasmo?

Obrigado.

Fernando F. Estudante Aveiro, Portugal 6K

Qual o significado da palavra "cresmática"?

Aparece no capítulo XVIII de Os Maias:

«Por sua vez o legislador ouve dizer que lá fora se levanta o nível da instrução; — imediatamente põe no programa dos exames de primeiras letras a metafísica, a astronomia, a filologia, a egiptologia, a cresmatica, a crítica das religiões comparadas, e outros infinitos terrores.»

Helena Salustiano Professora de Matemática Leiria, Portugal 4K

Na proposição seguinte deve usar-se nota-se, ou denota-se: «o conjunto de todos os pontos com esta característica denomina-se conjunto estável de p e nota-se por Wp»?

Andreia Almeida Professora Setúbal, Portugal 8K

Frequentemente os alunos usam a expressão «isto/aquilo foi bem conseguido». A maioria das vezes a utilização desta expressão parece-me adequada, como no exemplo «Este espectáculo foi bem conseguido». No entanto, quando comentam: «Esta comida está bem conseguida» parece-me que a expressão deveria ser «esta comida está bem concebida».

Esta opinião resulta apenas do conhecimento implícito que tenho da língua, contudo, gostaria de saber se há uma fundamentação linguística que apoie ou rejeite a minha opinião.

Obrigada pela vossa ajuda.