Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Semântica
Ronaldo Nogueira Professor Vigia, Brasil 9K

Tenho uma dúvida ainda não sanada. Em sua obra Gramática de Valências, Mário Vilela diz que o termo valência não deve ser aplicado nem aos verbos auxiliares, nem aos verbos copulativos (como ser e estar), nem aos verbos funcionais. A minha dúvida maior é com relação aos verbos copulativos e auxiliares. Por que o autor diz que a valência verbal não se estende a esses verbos? Ainda não tive uma explicação que sanasse a minha dúvida.

Ana Oliveira Professora Coimbra, Portugal 8K

Gostaria de saber se as palavras iluminar e iluminação são consideradas palavras da família de luz.

Maria Almeida Professora Faro, Portugal 4K

Como se diz: «está no colégio em regime de internato», ou «de internamento»? Posso dizer: «o internamento do aluno ocorreu no dia 25 de Agosto» (p. ex.)?

Obrigada.

Roberto Andrade Aut{#ó|ô}nomo São Paulo, Brasil 8K

Estou em dúvida sobre um termo técnico que utilizamos muito em nosso ambiente de trabalho. Para trabalharmos com estilete e efetuar alguns acabamentos usamos o termo refilar, onde até o momento o achava correto, porém um novo colega utiliza o termo perfilar. Pelos dicionários não entendi se há diferença, vocês podem me ajudar?

Pedro Abrantes Eng. mecânico Lisboa, Portugal 6K

Gostaria de saber qual a diferença entre tufão e furacão. Posso utilizá-los de forma indistinta, ou depende da localização?

Obrigado!

Filipe Pereira Estudante Lisboa, Portugal 11K

1. É comum ler-se «ausente em [local]» pretendendo informar que determinada pessoa se encontra nesse local. Esta expressão é correcta?

2. Se realmente o propósito é indicar que alguém não se encontra em Lisboa, por exemplo, o correcto é «ausente de Lisboa»?

Obrigado e fortes felicitações pelos vossos contributos.

Dinis Campos Bancário Lisboa, Portugal 10K

«Estou dorida», ou «estou doída», ou pode-se dizer das duas maneiras?

Uma prima minha disse «estou toda doída», ao que eu corrigi «estás toda dorida».

Pode-se dizer de ambas as formas?

Obrigado.

Raul Albergaria Engenheiro Porto, Portugal 19K

Que significa a palavra propósito?

António Fagundes Desempregado Porto, Portugal 5K

A expressão «asfixia democrática» está correcta? No sentido em que tem sido usada na campanha eleitoral [em Portugal], não seria mais correcto falar em «democracia asfixiada»?

Lavínea Rodrigues Estudante Belo Horizonte, Brasil 5K

Gostaria que observassem a frase: «No Sermão da Sexagésima, Vieira critica os padres que não "saem a semear", evidenciando a importância de se pregar longe do conforto da corte.» Nela, o emprego do gerúndio está correto? Disseram-me que é errado usar o gerúndio quando nos referimos a um acontecimento/fato/crítica passados. Contudo, se o meu texto é escrito no tempo presente, qual o problema?

Muito obrigada e parabéns pelo trabalho!