Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Morfologia Construcional
Inês Moital Consultora Algés, Portugal 4K

Escreve-se «Estudos Farmacoepidemiológicos», ou «Estudos Farmaco-epidemiológicos»?

César Lisboa Segurança Lisboa, Portugal 25K

O que é comproprietário e co-proprietário?

Luís Afonso Revisor de textos Queluz, Portugal 8K

Voltando à questão, já abordada, de termos como «Estado-membro», grafados com ou sem hífen, um dos consultores do Ciberdúvidas afirma a dada altura, nos seus esclarecimentos: «... é a mesma regra (sem hífen), quando nos referimos a clube membro, empresa associada, sócio gerente, administrador delegado, etc., etc.».

No entanto, a minha dúvida tem que ver com a questão daquilo a que, à falta de melhor, chamarei de «simultaneidade» da situação do sujeito. Explico-me: «sócio-gerente» não deverá grafar-se com hífen, precisamente por a pessoa ter a qualidade de ser simultaneamente «sócio» e «gerente» da empresa? A palavra «gerente», pelo que vi no dicionário, tanto pode ser um adjectivo, e, neste caso, sim, estaria apenas a qualificar o sócio (portanto não se justificaria a utilização do hífen), mas pode também ser, ela própria, um substantivo, e, nesse caso, estaremos perante um composto de dois substantivos, onde suponho que se justifica a utilização do hífen (como, por exemplo, em «capitão-tenente»).

Será possível darem mais uma pequena achega a este assunto, por favor?

Miguel Garrett Professor Porto, Portugal 3K

Gostaria de saber como se constrói o plural de caixa-forte: "caixas-forte", ou "caixas-fortes"?

Obrigado.

Elsa Maria Administrativa Lisboa, Portugal 5K

Apareceu-me um documento com a palavra "forreção", de forrar cadeiras.

Tenho a certeza de que não se escreve assim, provavelmente "forração" seria o mais adequado, mas mesmo assim continua-me a parecer que haverá outra palavra sinónima do verbo forrar para se conjugar assim.

Fico a aguardar esclarecimento.

José Salema Estudante Lisboa, Portugal 7K

O adjectivo ressonante deriva do nome ressono. Certo?

Gostaria de saber qual o nome do processo que assiste à formação da palavra ressonante e que regras lhe estão associadas.

Alexandra Lisboa IT Lisboa, Portugal 6K

É legítimo utilizar as palavras provisão e desprovisão?

Obrigada.

Maria Coutinho Reformada Lisboa, Portugal 10K

Se agora se escreve tricô e não tricot, como se justifica o verbo tricotar?

Cristina Guarda Consultora Coimbra, Portugal 9K

Gostaria de saber se a palavra "subsidiação" existe? Vi-a num título de um jornal nacional, apresentada entre aspas, mas não encontrei o seu significado em nenhum dicionário português.

Carlos Alberto Ribeiro Jr. Professor Tremembé, Brasil 7K

Como justifico a análise morfológica da palavra inativo? Algumas gramáticas apontam [IN]prefixo[AT] radical[IVO]sufixo e outras[IN]prefixo[ATIV]radical [O]vogal temática. Concordo com a primeira análise ao levar em conta o sufixo de formação de adjetivo a partir de substantivo, porém não encontro a etimologia do radical [AT].