Existe este verbo, "reenturmar"? Ou "enturmar"?
É correcto dizer-se «O evento realiza-se no auditório principal, onde haverá lugar à Lição de Sapiência...». A expressão «haver lugar à...» é gramatical?
Em «Onde lhe dói?», qual é o sujeito e sua classificação? Tal frase gerou muita polêmica.
Grato.
Analisar sintacticamente a seguinte frase:
«Ele pareceu-me diferente.»
Na frase «fumar mata», a palavra fumar é um substantivo e tem a função de sujeito?
No exemplo «O João foi-se embora», que aparentemente poderá ser substituído por «O João foi embora», coloca-se a seguinte questão: o se é um pronome reflexo, ou uma partícula de realce?
Obrigado.
Estou a fazer um estudo comparado para uma disciplina de linguística sobre os verbos ser e estar em português e o verbo be inglês, tentando salientar as semelhanças e diferenças das línguas, nomeadamente através da ausência da forma verbal estar em inglês. Era interessante conhecer a origem etimológica destes verbos no português, a sua permanência até hoje, e, no fundo, a sua razão de ser. Por que razão o português não pode dispensar da forma verbal estar?
Qual é o radical dos verbos ser e ir?
«Enveredei-me pelo caminho tortuoso da angústia criativa.»
Há caso de pleonasmo na frase acima?
Obrigado.
Tenho dúvidas em relação à classificação dos verbos auxiliares, em frases com três verbos ou mais; não só dos auxiliares mas também dos outros, e há vezes em que um verbo no infinitivo pode ser predicado de uma oração subordinada substantiva objetiva ou qualquer coisa desse tipo. Dá para ver que eu estou meio confusa. Na realidade, a frase de que eu gostaria mesmo de saber as classificações dos verbos é a seguinte:
«Ele deve ter querido dizer tal coisa.»
O verbo dever e o verbo ter são auxiliares. É possível dois auxiliares em uma única frase? O verbo querer seria o principal? O verbo dizer tem papel de objeto do verbo querer?
Agradeço muito se for possível esclarecerem-me essas dúvidas.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações