Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Origem de palavras
Davi Manuel Gomes Militar Natal, Brasil 5K

Qual a origem da palavra arrepender?

Patrícia Pereira Formadora Setúbal, Portugal 6K

Gostaria de confirmar se as palavras padeira e velhice são, ou não, derivadas por sufixação.

Obrigada.

Cláudio Fernando Vieira Barbosa Estudante Floriano, Brasil 5K

Qual é a etimologia da palavra dicionário?

Valmir Alves de Santana Bancário (aposentado) Salvador (BA), Brasil 4K

Veja o vocábulo "moisaica" (ou "mosaica") dentro de um contexto: «Levando suas investigações às entranhas da terra e às profundezas dos céus, demonstrou a Ciência, de maneira irrefragável, os erros da Gênese "moisaica" tomada ao pé da letra e a impossibilidade material de se terem as coisas...»

Guilherme Baridó Caixeiro/estudante Viseu, Portugal 24K

Gostava de conhecer as origens da palavra diálogo para melhor poder entender a sua utilização em alguns textos que tenho andado a ler.

Obrigado pela atenção.

Susana Fão Educadora Vila Praia de Âncora, Portugal 6K
Gostava de saber qual a origem do nome Fão, visto que ninguém da minha família viveu na vila de Fão. E de saber onde posso encontrar dados sobre este apelido.

Obrigada.

Pedro Ferreira Estudante Ponta Delgada, Portugal 10K

Qual o fenómeno/processo fonético presente no seguinte exemplo: fermoso > formoso?

Marcos Margarido Técnico de inspe{#c|}ção Campinas, Brasil 52K

Recebi uma mensagem eletrônica onde se questiona a expressão: «está com bicho carpinteiro». Diz a mensagem que o correto seria «está com bicho no corpo inteiro» e que a transmissão oral da frase teria juntado as duas últimas palavras.

Numa resposta anterior do Ciberdúvidas pode-se ler que "bicho-carpinteiro" é considerada uma expressão idiomática. Sendo assim, qual é a expressão correta? Qual é a origem de "bicho-carpinteiro"?

Maqueli Quadros Jornalista São Paulo, Brasil 30K

Eu gostaria de saber as origens da palavra corrupção. Qual sua definição etimológica e o contexto em que ela se aplica.

Obrigada.

Victor Villon Pós-graduando em História pela PUC-Rio Rio de Janeiro, Brasil 8K

Fiquei sabendo que no português antigo a palavra flor era pronunciada e grafada como "chor", visto que o grupo "fl-" do latim transformou-se, em galego-português, em "ch". Gostaria de obter mais informações sobre a ocorrência da palavra "chor".