Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Classes de palavras
Cristina Silveira Estudante São Paulo, Brasil 32K

Minha dúvida está relacionada com a pergunta já formulada por um consulente:

«Estreou nos cinemas mais um filme de vampiro.»

No entanto, gostaria de saber qual a classe gramatical da palavra mais.

Há diferença de classe dessa mesma palavra quando empregada nos seguintes contextos:

«Vamos promover mais uma festa.»

«Vamos promover mais de uma festa.»

«Não vamos promover mais festas»?

Há outros casos em que mais é classificada de maneira diferente das acima citadas?

Muito obrigada e parabéns pelo trabalho.

Ana F. Silva Estudante Braga, Portugal 31K

Nas frases «O carácter do artista raramente corresponde à ideia que dele temos»; «O carácter do artista corresponde sempre/frequentemente à ideia que dele temos», como classificamos os advérbios raramente, sempre e frequentemente? São advérbios adjuntos, ou disjuntos? E, sob o ponto de vista sintáctico, modificadores de frase, ou de verbo?

Suponho que o advérbio raramente tem sentido negativo. Estes advérbios, sob o ponto de vista da designação semântica, são advérbios de frequência e/ou de tempo?

Antecipadamente agradecida.

Maria Branco Estudante Ponta Delgada, Portugal 4K

Na frase «Bem, acho que vou dormir», qual é a função sintáctica de bem?

Morfologicamente é um advérbio, não é?

Obrigada.

Nuno Aragão Arquite{#c|}to Viseu, Portugal 5K

Estou a fazer uma tradução do inglês e debato-me com a expressão inglesa «a ten-thousandfold world system», uma expressão que pode ter leitura tanto do ponto de vista da diversidade como da dimensão. Tal como, creio, por ex., a palavra quádruplo, a qual tanto se pode referir a quatro nuanças de uma situação como a uma dimensão quatro vezes maior.

Procurei no dicionário (Houaiss) e vi que a palavra miríade significa: «número, grandeza, correspondente a dez mil».

Do mesmo modo que a quatro corresponde quádruplo, que palavra deve corresponder a dez mil? Lembrei-me de "miriadécuplo", mas tenho sérias dúvidas.

Agradeço a resposta que me deram. Porém, a minha referência à expressão inglesa pretende apenas indicar o enquadramento. Na verdade, a minha questão é somente:

– se a quatro corresponde quádruplo, a cinco corresponde quíntuplo, a nove corresponde nónuplo, a noventa corresponde nongêntuplo, que termo corresponde a dez mil? Será miriadécuplo, já que uma miríade são dez mil?

Agradecido pela atenção.

Rosa Pinto Professora Praia, Portugal 19K

A palavra obrigado ou obrigada, quando usada como forma de agradecimento é considerada uma interjeição? E no caso de «muito obrigado(a)», é uma locução interjectiva?

Lídia Almiro Desempregada Porto, Portugal 43K

«Durante o recreio, comi um bolo» — durante é advérbio de tempo?

Queria exemplos de durante — preposição. Vi na gramática, mas não tem exemplos, e nos que encontro parece-me mais normal chamar-lhe advérbio de tempo, embora não tenha encontrado esta palavra classificada como advérbio em nenhuma gramática.

Susete Pires Formadora Évora, Portugal 8K

Como se podem classificar morfologicamente «à roda de» e «à beira de»? Podem considerar-se locuções adverbiais? Se sim, a que categoria pertencem, modo, lugar...?

Ksenia Levchenko Estudante Sampetersburgo, Rússia 2K

Os predicados tais como «ter medo», «ter vergonha» são os predicados de que tipo? São os predicados do sujeito?

Ana Silva Estudante Tomar, Portugal 7K

A que subclasse pertence o nome homem designando «humanidade»?

Lídia A. Desempregada Almada, Portugal 140K

O que são quantificadores numerais e adjectivos numerais?