Tenho notado o uso do verbo submeter e do substantivo submissão frequentemente em mensagens sobre projetos científicos, em expressões como «prazo de submissão do projeto» ou frases como «o prazo para submeter o artigo está terminando». A única explicação em que consigo pensar é influência da língua inglesa to submit, pois nos dicionários em que procurei não há nenhum registro do uso de submeter nesse sentido.
Obrigado.
Tenho visto em vários sítios os verbos boiar e apoiar classificados como irregulares. Porque são considerados irregulares esses verbos (se realmente o são)?
Seria acertado dizer que a raiz de boiar é "boi", sendo "boia" o tema?
Obrigada.
No meu departamento, para que uma disciplina seja oferecida, ela deve passar por certos trâmites burocráticos. É comum ouvir de colegas coisas como «essa disciplina ainda não foi tramitada» ou «essas disciplinas já foram tramitadas». É correto isso? Me parece que não, uma vez que o verbo tramitar é intransitivo. Mas gostaria de ter certeza disso.
Obrigado.
Queria saber qual é o verbo correto para o seguinte caso: «colher dados», ou «coletar dados»? «Colheita de dados», ou «coleta de dados»?
Obrigada.
Gostaria de saber qual o significado e a origem da palavra esterlicado.
Muito obrigado!
O que são os chamados verbos superiores?
Quando estamos a mudar de casa, dizemos «Estou em mudanças», ou dizemos «Estou de mudanças»?
Gostava de saber se as palavras "fuçanhar", "(a)focinhar", "foçar", "fossar" são realmente sinónimas, no sentido de «esgaravatar a terra com o focinho» (referindo-me a um cão, por exemplo).
Obrigado.
Desde já agradeço a existência do vosso site! É uma grande ajuda quando me surge uma dúvida!
A dúvida que me surgiu agora é relativamente ao verbo assistir e o uso da preposição; qual é a forma mais correta nesta frase? «Trata-se de um direito que assiste o presidente», ou «... assiste ao presidente»?
Li a vossa explicação sobre a regência deste verbo mas continuei com a dúvida em relação a esta frase.
Obrigada.
Que outras preposições (ou locuções prepositivas) podem ser utilizadas na regência do verbo insinuar, quando conjugado na forma reflexiva, para além de em ou «junto de»?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações