Qual a origem da palavra alimar, peixe alimado?
Deve ser árabe, mas não sei os pormenores.
Tenho ouvido empregar a expressão «Estado ribeirinho», para países com litoral, e «populações ribeirinhas», para populações que vivem perto da costa. Penso que ribeirinho/as só se aplica quando se trata de rios, ribeiros ou lagos (contrariamente ao que acontece em francês com riverain). Contudo, não tenho a certeza e agradecia que me esclarecessem.
Durante uma aula de língua portuguesa, uma aluna questionou-me sobre a existência de construção fraseática em vez de construção sintática. Por isso, gostaria de ter uma opinião vossa, pois fiz algumas pesquisas e não encontrei a expressão.
Gostaria de saber se a palavra exibicional existe, uma vez que não encontrei a sua entrada em nenhum dos dicionários on-line onde procurei, incluindo o vosso. Provavelmente a sua origem não é latina, nem grega... Pergunto se será de origem inglesa, derivada da palavra exhibit?
Por favor satisfaçam-me esta dúvida.
Atente-se na frase seguinte: «Ele trabalhava calado.»
Segundo Celso Cunha & Lindley Cintra, «calado» desempenha a função sintática de predicativo do sujeito, apesar de ser precedido por um verbo não copulativo.
E agora, que função desempenha segundo a nova terminologia linguística?
Qual é o superlativo absoluto sintético de útil? Existe a forma (de uso corrente, diga-se) utilíssimo?
Na frase «Firmino voa alegre sobre as searas, suspenso nos bicos dos seus maiores amigos», em que grau se encontra o adjetivo maiores?
Gostaria de saber se está correcto o uso do vocábulo comunzíssimo para nos referirmos a algo bastante comum.
Há uns meses que me deparei com uma dúvida, que já tentei resolver por mim... mas tenho de recorrer a quem sabe.
Qual a relação entre a palavra anal (referência anatómica) e anais (resumo, compilação de informação)?
Muito obrigado (mais uma vez, visto não ser a primeira vez que recorro a vós!)
Continuação de bom trabalho.
Qual é o superlativo absoluto sintético do adjetivo alegre?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações