«Cérebro reptiliano»
A propósito da famosa divisão do cérebro em três partes, em que a primeira é o tronco encefálico, mais conhecido por «cérebro reptiliano», fui alertado para o facto de ter usado o adjectivo reptílineo em vez de reptiliano. Ora, se é verdade que tenho lido muitas vezes a palavra reptiliano, fiquei um pouco baralhado sobre qual o adjectivo de uso corrente em Portugal. O dicionário da Porto Editora regista reptilíneo, e não reptiliano, tendo no entanto reptilário (presumo que não muito em voga). Podem ajudar-me a esclarecer esta questão?
Obrigado.
A classe de palavras de «os outros»/«as outras»
Na frase «É uma profissão como as outras», como classificar «as outras»? Como locução pronominal indefinida?
«Caça à baleia», a propósito de Raul Brandão
No livro de Raul Brandão As ilhas desconhecidas existe um capítulo cujo título é «a pesca da baleia». Tratando-se de um mamífero e das técnicas de arpoamento, não será mais correto dizer-se «caça à baleia»?
Muito agradeço a vossa ajuda neste imbróglio marinho.
«De cor», grupo adverbial
Em primeiro lugar, quero agradecer a todos os que aqui colocam questões e a todos os que têm a amabilidade de apresentar as soluções para os nossos dilemas linguísticos. A minha questão é a seguinte: Na frase, «Ele sabe a lição de cor», «de cor» é uma locução adverbial, pelo que estaríamos perante um grupo adverbial. No entanto, este conjunto de palavras inicia-se por uma preposição. Devo, então, considerar que se trata, antes, de um grupo preposicional?
O significado da expressão «nem um órgão da Sé»
Qual é o significado/interpretação mais precisa do dito: «nem um órgão da Sé»?
Agradeço a ajuda.
A expressão «como assim»
A locução interrogativa «como assim?» é correta? Por exemplo:A ― Perdi o comboio.B ― Como assim?
«Em/nos bicos dos pés» e «em bicos de pés»
A expressão «andar em bicos dos pés»: é «bicos dos pés», «bicos de pés», «bicos de pé» ou alguma das anteriores com hífen?
«Passar o cabo dos trabalhos», «ter contas a ajustar» e pespegar
Gostava de saber o significado das seguintes palavras/expressões populares:
— Cabo dos trabalhos;
— Ter contas a ajustar;
— Pespegar;
— Pôr água à fervura;
— Estupor.
«Uma vez», conetor discursivo
A propósito da resposta sobre o valor da expressão «uma vez que» (assim como do de «uma vez»), gostaria de saber a classificação morfológica da expressão «uma vez» na frase «Uma vez deferido o processo, resolvo a situação», uma vez que a dita expressão pode ser suprimida sem afetar o entendimento: «Deferido o processo...»
«À la minuta»
Qual a maneira correta de escrever?
"a la minuta"
"ala minuta"
"alaminuta"
