Sobre a locução «em antes»
Tenho dúvidas em relação a uma expressão que ouço muitas vezes — a colocação da preposição em antes do advérbio de tempo antes, como no exemplo: «Vire à direita em antes da curva» em vez de «Vire à direita antes da curva». Parece-me uma utilização imprópria da preposição, e soa-me, no mínimo a uma redundância. Gostaria de saber se constitui em si mesmo um erro gramatical ou de sintaxe.
Obrigada.
A locução «às pressas»
Tenho observado o uso frequente da locução adverbial «às pressas». Qual é a posição da norma em relação a isso?
Obrigado.
Sobre o uso de «até que enfim» seguido de que
Já há algum tempo que me deparo com esta dúvida: a expressão «até que enfim» é seguida de «que», ou não? Utilizando uma frase de exemplo: «Até que enfim que apareceu alguém!», ou «Até que enfim apareceu alguém!»?
Muito obrigado.
Sobre a expressão latina «tempus edax rerum»
Desejo saber como se pronuncia «tempus edax rerum».
Acerca da expressão «fosse onde fosse»
«Por entre choros e soluços, correu para a rua com a vaga intenção de ir a qualquer parte, imediatamente, fosse onde fosse, ao encontro da justiça.»
Na frase acima, não estaria melhor «fosse aonde fosse», uma vez que a referência é o verbo ir?
A propósito, expressões como «fosse onde fosse», «fosse qual fosse», etc., como se classificam?
São locuções pronominais indefinidas?
Obrigado.
A expressão «quanto mais não for»
Em primeiro lugar, parabenizo-os pelo site. Tem sido de grande ajuda.
Minha pergunta é sobre a expressão «quando mais não for». Não a tenho registrada nos dicionários que possuo e, por isso, indago como usá-la corretamente.
Aproveito a oportunidade para consignar que foi recentemente republicado no Brasil o Dicionário Analógico, de Francisco Ferreira dos Santos Azevedo, com prefácio do cantor e compositor Chico Buarque de Holanda e também do prof. Leodegário A. de Azevedo Filho, acadêmico correspondente da Academia de Letras de Lisboa. Julgo ser obra de interesse para todos.
A expressão «Dar a volta ao texto»
Normalmente, vejo escrito texto, mas a expressão, tão antiga como é, não se referiria a testo? Seria mais lógico, acho eu. Como será?
«Coisa que o valha»
Sempre ouvi dizer: «ou coisa que o valha», mas agora deparo-me com «ou coisa que lhe valha» escrito por um autor. À partida, acho que «lhe» deveria ser mais correcto. Mas, então, porque é que se generalizou «o valha»?
Obrigada!
O significado e a origem da expressão «deixar cair o tapete»
Venho por este meio solicitar a vossa colaboração para a definição e origem, caso seja possível, da expressão «deixar cair o tapete».
A expressão foi utilizada numa conversa, do seguinte modo: «não deixas cair o tapete». Devido ao contexto, entendi como elogio, mas fiquei curioso quanto ao significado.
Grato por toda a atenção que puderem dispensar, subscrevo-me com os melhores cumprimentos.
A expressão «ficar com os louros»
Qual é a expressão correta? «Ficar com os louros», ou «ficar com os logros»?
Desde já agradeço a vossa resposta.
