Apresento-vos duas formulações para a mesma questão e agradeço que me informem qual, e porquê, a mais correcta.
a) Transcreva as expressões que demonstram ter sido atribuídos significados opostos ao vocábulo «inócuo».
b) Transcreva as expressões que demonstram terem sido atribuídos significados opostos ao vocábulo «inócuo».
«Precisam de estudar» e «Precisam estudar» são locuções verbais ou não? Por quê?
Grato!
O verbo auxiliar pode ir para o plural? Se puder, em que situação?
Grata.
«Lula sugere que Walfrido e Agnelo ficam.»
Como devo justificar o uso do verbo ficar no presente do indicativo?
Qual das frases a seguir está correta?
O mesmo se pergunta quanto a frases análogas, mas com o verbo ter («tivera lido», «tinha lido»).
Obrigado.
Como explicar o(s) uso(s) do modo subjuntivo a pessoas que não são falantes nativos? Elas confundem com o infinitivo pessoal e impessoal, aliás porque nem sempre se utiliza o subjuntivo. Às vezes o pessoal utiliza o indicativo para substituí-lo.
Li a frase «Meu irmão foi passear hoje à tarde e ainda não voltou».
A frase me deu muita dor de cabeça. Os tempos verbais usados dessa forma estão corretos? «Foi passear» me parece ser um derivado de alguma conjugação perifrástica (ir + infinitivo, tudo junto no pretérito perfeito?).
Mas ao meu entender («fui/foi passear») se refere a um passado mais "perfeito", mais "passado"; no exemplo aqui, como foi só à tarde que o irmão saiu para um passeio, tenho receios de usar a forma «foi passear». Ou meus receios estão infundados?
Gostaria de saber qual o significado de seja em questões de matemática como a citada a seguir: «Seja f a função definida por f(x) = (x - 2). Então f é igual...»
Se, nesse contexto, seja significar é, então não alteraria a pontuação. No entanto, se tiver o significado de «sendo» («sendo f a função...»), eu utilizaria uma vírgula antes de então.
Aguardo uma resposta. Grata.
Ando no 8.º ano e preciso de saber os tempos compostos do verbo escrever.
Podem-no dizer e, se possível, explicar?
Obrigado.
Solicito o favor de me informarem se a conjugação dos verbos "ligar" e "sintonizar" está correctamente feita do seguinte modo:
– ligando-mo-nos aos valores elevados...;
– sintonizando-mo-nos com Deus...
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações