«Modéstia à parte...»
Está correcto? Se não, como deve ser?
Grato.
Qual o significado, e origem, de «falar à mão»? É hoje usado no sentido de perturbar o adversário durante um jogo, falando quando ele se concentra ou tenta jogar. Mas há uns versos erótico-satíricos do séc. XVII onde o significado parece diferente. Podem ajudar?
Quero saber qual a diferença do uso de «de frente para» e «em frente a».
Obrigada.
Como se deve dizer/escrever: «Uma vez por outra...», ou «Vez por outra...»?
Tenho lido a segunda expressão apenas em publicações brasileiras. Como sou "meio-brasileira" (linguisticamente falando), fico um pouco confusa sobre como devo dizer.
Os meus parabéns pelo vosso excelente trabalho.
Na frase «Não quero ter de limpar outra vez o lixo que aqui está», a expressão «outra vez» deve considerar-se uma locução adverbial?
Gostaria de saber se o termo «à revelia de», para além de significar «contrariamente» e «à rebeldia», não significa também «sem o conhecimento de»?
Queria saber onde e como são empregadas essas palavras em frases; e como ficaria o sentido delas, pois há muitos erros ao empregar essas palavras em frases: «Ao longo» e «a longo».
Qual a função sintáctica exercida pela locução adverbial «de novo» na frase «Obedeceu de novo»?
Obrigada.
Qual é a origem e o significado da expressão «falar pelos cotovelos»? Obrigado.
O que é correcto: «paços do município», ou «paços do concelho»?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações