Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Semântica
Helena Reis Formadora Peniche, Portugal 2K

Gostaria de saber a interpretação do seguinte provérbio popular:

«A palavra a propósito e sensata é como ouro marchetado de prata.»

Obrigada.

Sayonara Noca Professora Juazeiro do Norte, Brasil 9K

Examinando a frase «é justo dizer que a parceria entre escola e família é fundamental», nesse contexto o substantivo parceria não aceita a preposição entre por se caracterizar um pleonasmo? Seria diferente se acrescentasse o verbo firmar: «é justo dizer que a parceria firmada entre escola e família é fundamental»? Nesse caso, então, a preposição seria regida pelo verbo firmar?

Kátia Magalhães Controladora de documentos Sines, Portugal 8K

Deparo-me com a seguinte dúvida: como se coloca por extenso um valor negativo?

Exemplo - 1 200,00€: «mil e duzentos euros negativos», ou «valor negativo de mil e duzentos euros» ou «menos mil e duzentos euros».

Muito obrigada.

Ana Santos Estudante Santarém, Portugal 17K

Será correcto em português de Portugal utilizar-se enricar, ou deveremos utilizar enriquecer?

Maria João Carmona Revisora de textos Mons, Bélgica 21K

Gostaria de saber se progenitor e genitor são sinónimos e, em caso afirmativo, qual dos dois é preferível empregar actualmente.

Obrigada.

Marco Veronesi Funcionário Veneza, Itália 6K

Olá a todos e os meus parabéns pelo precioso trabalho que desenvolvem neste sítio. Deparei-me com uma expressão que não compreendi: o que significa exactamente «Responder por cima dos ombros»?

Obrigado a todos.

Ana Lobo Técnica superior da Administração Pública Porto, Portugal 9K

A proposição/A proposta: qual é a diferença de significado entre os dois substantivos?

Obrigada.

Sheyla Pomaro Professora Cerquilho, Brasil 6K

Surgiu uma dúvida: temos agora, no município, homens trabalhando na cozinha das escolas; devemos chamá-los de "merendeiros"?

Grata pelas informação.

Ana Marques Engenheira Lisboa, Portugal 13K

A minha questão tem que ver com a utilização das palavras captura e captação. Qual a forma correcta a aplicar quando nos referimos a imagens? Por exemplo, imagens que estão a ser produzidas em computador: «captura de imagens», ou «captação de imagens»?

Obrigada.

E. E. Leopoldi Agente público São Paulo, Brasil 4K

Gostaria de saber em que situações se pode usar o verbo ecoar. A dúvida é sobre a correção do emprego de ecoada na frase abaixo:

«Já a obrigatoriedade ecoada pelo inciso II leva em consideração o código da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE, (...) aplicando-se a obrigatoriedade de emissão da NF aos contribuintes enquadrados nos códigos da CNAE relacionados no Anexo II da mencionada Portaria.»

Aproveito para agradecer a atenção e os ótimos serviços que o Ciberdúvidas nos oferece. Um norte nesse mar de dúvidas que circunda os "falantes" da língua portuguesa em todo o mundo.

Com carinho.