O verbo demonizar
Existe o verbo "demonizar" em língua portuguesa, tal como existe diabolizar? O primeiro, no entanto, não está registado no dicionário que possuo.
Obrigada.
Sobre concordância e pontuação
Ao ler um jornal, encontrei o seguinte texto em que uma artista relatava: «... O que se faz entre quatro paredes, as taras, os fetiches, não interessa absolutamente a ninguém.» Se bem não me engano, há dois erros gramaticais nesse texto: um de pontuação, separando o sujeito do predicado e outro de concordância?
1) O correto não seria: «... o que se faz entre quatro paredes, as taras, os fetiches não interessam absolutamente a ninguém»?
2) Qual o sujeito do verbo interessar?
3) A resguardar a intimidade daquela artista, e não cometer erros lingüísticos, não ficaria melhor: «... o que se faz entre quatro paredes, sexualmente, não interessa absolutamente a ninguém.» Será que estou equivocado?
4) Há como se colocar um aposto no lugar de «sexualmente» e manter a concordância do verbo interessar como no caso acima?
Apesar de ser matéria recorrente, ficaria satisfeito se me elucidassem.
A sintaxe de protestar
Gostaria de saber se as seguintes expressões estão correctas: «protestar por melhores condições», «protestar contra a fome», «protestar com o ministro».
Muito obrigado.
O verbo soer
Que significa a expressão «como soe dizer-se»?
É uma expressão portuguesa correcta, qual a sua origem, como e quando pode/deve ser utilizada.
Grato pela vossa colaboração.
Análise morfológica de «tem-lhe ganh[ad]o»
Como se analisa morfologicamente «tem-lhe ganho»?
O antónimo de prevenir
Qual é o antónimo de prevenir?
Antecipadamente grata.
A sintaxe do verbo perdoar
Qual é o correto: «Perdoai as nossas ofensas», ou «Perdoai-nos as nossas ofensas», uma vez que, no verbo perdoar, você perdoa alguma coisa ou a alguém?
Obrigada.
A regência do verbo contentar
«Homero, porém, não se contentou com repetir os relatos que a tradição lhe administrara.»«…os críticos costumam conservá-las nas suas edições, contentando-se apenas com indicá-las com um sinal para informação do leitor…»Nas duas frases não se deveria pôr, no lugar de com, em?
"Amandar"
Se "ateimar", "abaixar" e "assentar" são variantes aceites de teimar, baixar e sentar, respectivamente, será que o mesmo sucede com "amandar"? Se não, porquê?
A divisão silábica de conseguiu
Conseguiu: é uma palavra considerada aguda, num manual escolar.
Mas eu silabicamente divido-a em: con-se-gui-u. Eu considero-a: grave. O que me dizem?
Obrigada.
