Português na 1.ª pessoa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa Vídeos
O Tamanho da Língua
Os acordos ortográficos do português

O sexto vídeo da série O Tamanho da Língua da TV Folha de S. Paulo aborda a história dos acordos ortográficos. Jornalistas da Folha de S. Paulo  percorreram Portugal e Moçambique, além de diversas regiões do Brasil, para mostrar a história e a riqueza da língua portuguesa, a sétima mais falada do mundo.

Os restantes vídeos estão disponíveis aqui.

 

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

O Ciberdúvidas da Língua Portuguesa esteve presente na emissão de 25/10/2014 do programa Voz do Cidadão, que é exibido em todos os canais do serviço público de televisão português em que o provedor do telespectador da RTP, Jaime Fernandes, dá resposta a mensagens do público. A participação ficou a cargo do nosso coordenador executivo, Carlos Rocha, que comentou alguns erros de português cometidos por apresentadores e jornalistas da RTP.

Funções gramaticais

Sujeito, predicado, complemento direto, complemento indireto... – como identificá-los numa frase? Com exemplos muito simples, a professora Sandra Duarte Tavares explica como se faz, numa aula gravada nas instalações da Escola Superior de Educação Almeida Garrett.

 

 

Por Vários

Citando uma frase de Otto Lara Resende – «escrever bem é pensar bem» –, o jornalista brasileiro Alberto Dines acrescenta: «Escrever bem ou falar bem é uma opção individual; já pensar bem é um problema social.»

Evanildo Bechara, gramático e membro da Academia Brasileira de Letras, esclarece dúvidas e faz várias considerações sobre a relação da língua popular com a norma culta numa entrevista feita em 2002 pelo ator e humorista Jô Soares na Rede Globo (Programa do Jô).

Pontos mais salientes: (...)

Entrevista a Evanildo Bechara, gramático e membro da Academia Brasileira de Letras, na Rio TV Câmara em 2013.

Pontos mais salientes:

Entrevista a Evanildo Bechara, gramático e membro da Academia Brasileira de Letras, no Programa do Jô (Rede Globo) em 2008.

Pontos mais salientes: