Português na 1.ª pessoa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa Exames de Português
A qualidade do exame de Português do 12.º Ano
Sobre as críticas feitas à prova nacional

«[...] [E]sta prova de exame de Português do 12.º Ano corresponde ao exigido, pois respeita o indicado nos referidos documentos de referência [...]», defende Maria Regina Rocha, professora de Português e coautora do Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário, numa réplica a críticas feitas* à prova do 12.º ano da disciplina de Português. Texto publicado em 13 de julho no jornal Público.

* Ler nas Controvérsias,  a transcrição do artigo de opinião  "Ainda o inenarrável exame de Português do 12.º ano", de Elisa Costa Pinto, incluídos na edição de 11 de julho de 2020 do jornal Público. Ver também "O exame de 12.º ano: quem, como, porquê?", de António Carlos Cortez,.

Ainda o inenarrável exame de Português do 12.º ano

Reforçando o parecer negativo do poeta e professor António Carlos Cortez (no jornal Público em 11 de julho de 2020), a professora Elisa Costa Pinto também critica o exame nacional de 12.º ano da disciplina de Português do ensino secundário de Portugal. Artigo divulgado em 11 de julho de 2020 na edição eletrónica do jornal Público.

Refutando as críticas. leia-se na edição de 13 de julho 2020 do mesmo jornal a réplica de Maria Regina Rocha, professora de Português e coautora do Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário.

O exame de Português do 12.º Ano em 2020 (Portugal)
Discórdia sobre uma prova nacional em tempos de pandemia
Por Vários

Em Portugal, o exame nacional da disciplina de Português do 12.º ano realizou-se em 6 de julho de 2020, depois de o calendário de exames de 2019/2020 ter sido alterado para fazer frente à grave disrupção causada pela pandemia de covid-19 também na vida escolar.

Se, por um lado, a apreciação da Associação de Professores de Português (APP) foi globalmente positiva, por outro, houve quem se posicionasse de forma muito crítica em relação à prova.  Documentando esta discussão, transcrevem-se aqui, com a devida vénia:

–  de Elisa Costa Pinto , professora de Português e autora de manuais escolares, o texto "O inenarrável exame de Português", veiculando uma visão muito negativa do exame (Público, 11 de julho 2020);

– de Maria Regina Rocha, também professora de Português e coautora do Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário, o artigo intitulado "A qualidade do exame de 12.º ano", contrariando as críticas (Público, em 13 de julho de 2020).