Português na 1.ª pessoa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa In memoriam
Recordando Maria Helena Mira Mateus
O legado de uma linguista de vulto

«Com vida tão cheia e atividade tão frutífera como foram as suas, é difícil falar da Maria Helena em poucas palavras, risco que, no entanto, opto por correr dada a importância do seu legado à língua portuguesa, a todos os que dela fazemos matéria-prima e à sociedade.» Palavras da linguista e professora universitária Margarita Correia sobre o impacto da ação científica e cívica de Maria Helena Mira Mateus (1931-2020), num artigo publicado originalmente no Diário de Notícias, no dia 29 de agosto de 2021.

Até sempre, professora Maria Helena Mira Mateus!
Pioneira na línguística portuguesa, alma do ILTEC, uma força da natureza

Evocação * da linguista Margarita Correia, docente universitária  e presidente do Conselho Científico do IIILP,  in memoriam  da linguista e académica Maria Helena Mira Mateus – falecida em 30 de março de 2020 –, com quem  trabalhou no Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC), durante 20 anos.

 * Depoimento  oral prestado nos programas  Língua de Todos,  emitido na RDP África, na sexta-feira, dia 3 de abril, pelas 13h20* (é repetido no sábado, dia 4 de abril, depois do noticiário das 09h00); e Páginas de Português, na Antena 2, no domingo, dia 5 de abril, pelas 12h30* (com repetição no sábado, dia 10 de abril, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aqui aqui.

Até sempre, Professor Malaca!
Uma vida dedicada à língua portuguesa

Evocação da linguista  Margarita Correia, docente universitária  e presidente do Conselho Científico do IIILPin memoriam  do  filólogo e académico português João Malaca Casteleiro – falecido em Lisboa no dia 7 de fevereiro de 2020.

Cf.  João Malaca Casteleiro (1936-2020)  + João Malaca Casteleiro (1936-2020), o apelido do realizador do filme 1917, as variáveis de assimptota e o regionalismo escolateira +  Agradecimento da família do filólogo João Malaca Casteleiro (1936-2020)